A radicalização não era um fenómeno novo, mas tornava-se cada vez mais num desafio, com a crescente polarização e as novas tecnologias. Para que não se tornasse uma séria ameaça em todo o continente, novas perspectivas sociais e interculturais faziam-se necessárias.
Neste sentido, o projeto EducArts!, coordenado pela Associação La Cultora (Madrid), em parceria com a Contextos (Faro) e a Sapere Aude (Viena), visava promover a compreensão dos cidadãos sobre os seus direitos fundamentais e os valores comuns da Europa como forma de ultrapassar a adversidade – especialmente entre os jovens e aqueles em risco de exclusão.
O EducArts! criava e implementava novas metodologias para a educação democrática, utilizando narrativas baseadas na arte e criatividade como um meio atrativo de divulgação de valores para além das fronteiras.
O objetivo do projeto EducArts - Educate in Rights through the Arts! era fomentar a compreensão por parte dos cidadãos dos seus direitos fundamentais, dos valores comuns da Europa e da nossa riqueza cultural comum, promovendo assim a participação democrática em toda a União no imprevisível contexto pós-COVID.
Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou do Organismo Autónomo Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE). Nem a União Europeia nem a SEPIE que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões
facilitação • formação • projetos internacionais
ver projeto →