projetos

Visible Past

Início:
01/03/2024
Concluído:
28/02/2026

Visible Past é um projeto internacional financiado pela União Europeia, que reúne cinco parceiros europeus: Consorzio Brianteo Villa Greppi (Itália), Universidade de Coimbra e Contextos (Portugal), Sapere Aude (Áustria) e Artifactory (Grécia). Este projeto de história pública assenta na premissa de que, ao disseminar eventos históricos marcantes do século XX, é possível tornar o passado "visível" através de:

- Disseminação histórica como ferramenta para compreender analogias e diferenças com o presente;
- Visitas a locais significativos da história do século XX, para observar, atualmente, os sinais tangíveis e intangíveis do passado;
- Produções culturais e performances artísticas, para vivenciar o espírito das épocas passadas.

Durante os anos de 2024 e 2025, o projeto Visible Past unirá esforços para formar estudantes e professores, criando materiais educativos específicos, e lançar iniciativas para o público, focando-se em três eixos principais:

- A ascensão dos regimes autoritários e o caminho frágil para a democracia em vários países europeus do Mediterrâneo, especialmente durante o período fascista em Itália, o regime dos coronéis na Grécia e o Estado Novo em Portugal. Este projeto coincide com três aniversários importantes: os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal (25 de abril de 2024), a queda do regime dos coronéis na Grécia (24 de julho de 2024) e os 80 anos da libertação do nazi-fascismo em Itália (25 de abril de 2025);
- A memória do Holocausto;
- A organização de um festival de cultura europeia na Villa Greppi, previsto para 2025.

Este esforço conjunto visa promover uma melhor compreensão do passado, ajudando a construir um futuro mais informado e consciente.

objetivos

O projeto "Visible Past" visa tornar o passado visível, disseminando eventos históricos do século XX para compreender os seus erros e as semelhanças com o presente. Este entendimento promove a reflexão sobre a importância dos valores de tolerância e respeito mútuo, fundamentais para a União Europeia. Os objetivos do projeto são:

  • Contrapor o Crescimento do Populismo: Promover uma compreensão mais profunda dos processos históricos e promover a cidadania europeia, capaz de fomentar a coexistência de diferentes povos, culturas, religiões, línguas e nacionalidades.
  • Proteger a Sociedade Contra Ameaças Emergentes: Combater o ódio, a discriminação, o racismo, o antissemitismo, o anticiganismo e a LGBTIQ-fobia através da memória histórica.
  • Desenvolver Conhecimento Adequado: Sobre os eventos e processos históricos que levaram ao surgimento e estabelecimento dos fascismos mediterrâneos na Europa, compreendendo os processos que levaram à sua emergência.
  • Promover a Democracia Europeia e Valores Fundamentais: Através da reflexão sobre os processos de transição do autoritarismo para a democracia, ressaltando a importância da liberdade, dignidade humana, igualdade e direitos humanos.
  • Desconstruir Representações Estereotipadas da História: Colocando a questão de gênero no centro do discurso e reconhecendo as mulheres como agentes históricos.

atividades desenvolvidas

o que está a acontecer por aqui!?

Salamandra: Noite de Histórias e Liberdade em Faro

O Salamandra Storytelling Night foi um sucesso, reunindo participantes e voluntários para celebrar o 50º aniversário da liberdade em Portugal, assinalado no dia 25 de Abril.
Ler artigo

Celebra a Liberdade com o Visible Past no Açoteia Faro Rooftop Festival 

Nos dias 5 e 6 de julho, a Contextos dará início ao projeto Visible Past durante o Açoteia - Faro Rooftop Festival.
Ler artigo

resultados

  • Consciencialização Sobre os Riscos do Autoritarismo: Promoção da comemoração de aniversários históricos importantes do século XX e aumento da consciencialização sobre os riscos do autoritarismo para cidadãos italianos, gregos e portugueses através de um percurso de História Pública.
  • Favorecimento de Atividades de Aprendizagem Mútua: Troca de boas práticas entre profissionais e investigadores em quatro países europeus, criando uma valiosa oportunidade de formação também para estudantes de disciplinas históricas na Universidade de Coimbra.
  • Transmissão da Memória e Combate à Distorção do Holocausto: Através de um percurso de História Pública promovido em Itália, Grécia e Portugal.
  • Experimentação da Transmissão da Importância da Lembrança: Abordagem emocional e participativa através da arte, realizando três eventos artísticos em Itália, Grécia e Portugal.
  • Promoção do Sentimento de Pertença a Raízes Comuns Europeias: Criação de uma oportunidade para reflexão a partir da Europa Mediterrânica e envolvendo um território descentralizado da Lombardia, com a primeira edição do Festival Europeu Visible Past.
  • Favorecimento da Produção e Organização de Material Histórico: Com fins educacionais e informativos sobre o autoritarismo do século XX.
  • Incentivo à Aquisição de Competências Adequadas por Professores Treinados: Para abordar questões sensíveis, mas cruciais, no campo da educação sobre direitos humanos, tolerância e diversidade cultural e de género.
  • Promoção do Entendimento da Importância do Estudo da História: Para a compreensão do presente e a capacidade de agir para promover um mundo mais justo entre 180 Jovens Embaixadores de quatro países europeus.

links relacionados

parceiros

financiamento

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia. Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

O projeto "Visible Past" é financiado pelo programa Citizens, Equality, Rights and Values (CERV-2023-CITIZENS-REM).

projeto anterior

próximo projeto

outros projetos

todos
projetos internacionais
consultoria
facilitação
formação
produçāo de conhecimento

Orçamento Participativo de Faro

ver projeto →

Está pronto para começar?

Fale connosco sobre o seu próximo projecto e saiba como podemos colaborar.
Ideia • Ação • Impacto
Envolver, capacitar e motivar pessoas, organizações e comunidades.
co-financiado por:
contatos
Dr. José de Matos 17, 4º Direito
8000-503 Faro
(+351) 911 725 377
Chamada para rede móvel nacional
contatos
Dr. José de Matos 17, 4º Direito
8000-503 Faro
(+351) 911 725 377
Chamada para rede móvel nacional
newsletter
Pretende receber as notícias e eventos da Contextos?
Subscricao

Subscricao responsive

co-financiado por:
Todos os Direitos Reservados © 2023 Contextos
|
Design por Botodacruz
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram