O projeto R&D Women criou uma forma prática de ensino, adaptada às mulheres que viviam em zonas rurais. Usámos ferramentas participativas para ensinar competências digitais essenciais que ajudaram na procura de emprego.
Os objetivos do projeto foram:
Esta atividade teve como objetivo identificar as competências digitais básicas necessárias para o mercado de trabalho português, através de inquéritos e entrevistas com empregadores e agências de trabalho. Foram recolhidos dados sobre as necessidades de competências digitais e habilidades exigidas em diferentes tipos de trabalho, analisado o acesso das mulheres rurais às tecnologias da informação e comunicação (TIC) em várias regiões, e identificadas as melhores práticas para a aprendizagem de competências digitais, juntamente com recursos educacionais abertos relacionados a essas competências.
Esta atividade teve como objetivo desenvolver uma metodologia educacional flexível e prática, baseada em ferramentas participativas, como Bootcamps e Aprendizagem Baseada em Projetos, para que as mulheres que residem em áreas rurais adquirissem as competências digitais básicas necessárias para melhorar as suas oportunidades de emprego. As três entidades colaboraram na co-criação dessa solução metodológica que considerou uma perspectiva de género para abordar desigualdades e superar obstáculos relacionados com a tecnologia. Esta metodologia incluiu também um "Kit do Educador", um conjunto de ferramentas e recursos úteis, incluindo material produzido no projeto e recursos educativos abertos.
Nesta atividade, foi proposta a criação de "R&D WOMEN BOOTCAMPS" para testar a metodologia de aprendizagem desenvolvida no projeto. Estes cursos focaram-se no desenvolvimento de competências digitais específicas, liderados por educadores que projetaram atividades de formação de acordo com a metodologia do projeto. O objetivo foi proporcionar um processo intensivo de aprendizagem para o desenvolvimento de competências essenciais para o ambiente de trabalho, incluindo práticas como design thinking, coordenação, colaboração e gamificação, todas voltadas para o desenvolvimento de competências digitais básicas para a empregabilidade.
Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou do Organismo Autónomo Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE). Nem a União Europeia nem a SEPIE que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões
projeto anterior
Designing Dialoguepróximo projeto
Music4Coop