Communities Driving Change (CIVIC) foi um projeto internacional que visou ouvir e dar maior visibilidade às opiniões dos cidadãos locais, capacitando-os e reforçando o seu sentido cívico, e melhorando a qualidade da informação que chega aos decisores políticos e instituições públicas. Inspirado no conceito do "Speakers' Corner", prática que se tornou conhecida em Inglaterra desde o final do século XIX, o projeto recorreu a atividades de "Democracy Labs" e "Gathering of Opinions & Public Consultations", onde as causas públicas eram exploradas democraticamente e os cidadãos trocavam perspectivas e opiniões, reforçando o sentido de democracia europeia e participação cívica.
O projeto realizou-se em 4 cidades europeias: Faro (Portugal), Kaunas (Lituânia), Salonica (Grécia) e Timisoara (Roménia), sendo o consórcio internacional coordenado pela Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social, CRL, em articulação com as organizações dos países parceiros Asociacija Aktyvus Jaunimas (Lituânia), United Societies of Balkans (Grécia), e Asociatia Centrul Pentru Strategii de Dezvoltare a Tineretului (Roménia).
O projeto Communities Driving Change teve como objetivo ouvir e dar maior visibilidade às opiniões dos cidadãos locais, capacitando-os e reforçando o seu sentido cívico, e melhorando a qualidade da informação que chega aos decisores políticos e instituições públicas.
O projeto Communities Driving Change é cofinanciado pelo programa Europa para os Cidadãos - Projetos da Sociedade Civil, ao abrigo do contrato de subvenção 624914-CITIZ-1-2020-1-PT-CITIZ-CIV
próximo projeto
DigitArt!