projetos

Music4Coop

Início:
08/11/2023
Concluído:
10/11/2023

Wazo Coop propõe o Music4Coop para fortalecer a mentalidade cooperativa no setor da música para o desenvolvimento local. Este projeto baseia-se na Economia Social e Solidária (ESS), que é uma abordagem ética do desenvolvimento econômico baseada na cooperação, priorizando o bem-estar das pessoas e do planeta, fomentando a diversidade e a coesão social.

objetivos

O Music4Coop tem como objetivo promover o papel da música como impulsionador do desenvolvimento local e regional, capacitando os profissionais da música para cooperar com as partes interessadas a nível comunitário na consecução de objetivos comuns de desenvolvimento sustentável. O projeto contará com a participação direta de 20 aspirantes a cooperadores/as musicais europeus que visitarão a Extremadura para se reunirem com 20 partes interessadas a nível comunitário e vivenciarem uma experiência cooperativa de imersão total na Extremadura para resolverem conjuntamente problemas reais de desenvolvimento sustentável com uma perspetiva europeia. Após o projeto, estarão preparados para iniciar a sua atividade profissional como cooperativistas musicais nos seus países de origem e estabelecer sinergias com agentes comunitários europeus.

 

  1. Definição de um novo papel profissional na música: Cooperador/a Europeu/a da Música (profissional da música que colabora com as partes interessadas a nível comunitário para promover um objetivo comum).
  2. Desenvolver uma experiência inovadora para aprimorar as competências dos profissionais da música, permitindo-lhes adquirir novas habilidades em cooperação e ESS (Economia Social e Solidária), que promovam um crescimento econômico sustentável, inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho digno no setor da música.
  3. Reforçar a contribuição do setor da música para as três dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômica e ambiental) em áreas locais, regionais e rurais.

atividades desenvolvidas

o que está a acontecer por aqui!?

Manifesto dos Profissionais da Cooperação Musical Europeia

Os Profissionais da Cooperação Musical Europeia são músicos que colaboram com intervenientes em nível comunitário para promover um objetivo comum de desenvolvimento sustentável nas áreas rurais, pouco povoadas e remotas da Europa.
Ler artigo

resultados

O Manifesto dos Cooperadores Europeus de Música foi lançado em Cáceres, Espanha, em 10 de novembro de 2023, como parte do Music4Coop Fest, que reuniu 20 aspirantes a Cooperadores de Música Europeus de toda a Europa e 20 partes interessadas em nível comunitário para aprimorar suas habilidades de cooperação e trabalhar juntos rumo a um objetivo comum de desenvolvimento sustentável em áreas rurais, de baixa densidade populacional e remotas da Europa.

Esses são os 7 pontos do nosso manifesto:

1 – Vamos liderar conjuntamente a transformação social do nosso ambiente Para isso, deixaremos de pedir oportunidades e começaremos a oferecê-las

Desenvolveremos uma mentalidade construtiva que não mostra resistência à mudança positiva e à inovação, liderando a mudança que queremos ver em nossas comunidades.

2 – O poder transformador da música será nossa força motriz para uma mudança sustentável

Usaremos a música não apenas como uma forma de arte, mas como uma ferramenta inspiradora para motivar e mobilizar nossas comunidades em direção à mudança e melhoria, fortalecendo nossa identidade coletiva.

3 – A cooperação será nossa estratégia-chave para alcançar um futuro mais justo

Trabalharemos em conjunto com atores-chave no território para alcançar um objetivo comum. Trazemos comprometimento e foco em resultados. Porque é hora, nas áreas rurais, de baixa densidade populacional e remotas da Europa, de fornecer os resultados necessários para avançarmos em direção ao desenvolvimento sustentável.

4 – Sempre seremos uma parte indivisível da comunidade local em áreas rurais, de baixa densidade populacional e remotas

Isso será baseado na filosofia de autoajuda e autossuficiência. Usaremos nossos próprios recursos, capacidades e forças para enfrentar nossos desafios. Temos a capacidade de resolver nossos próprios problemas, desfrutar de nossos próprios sucessos e ser os protagonistas de nossas próprias histórias.

5 – Praticaremos o princípio da máscara de oxigênio

Como em uma emergência aérea, antes de ajudar os outros passageiros e companheiros, colocaremos nossa própria máscara de oxigênio. Ao fazer isso, priorizaremos a autossustentabilidade baseada em um trabalho decente que nos permita ser suficientemente fortes para ter a capacidade de resolver os desafios de nossa comunidade a curto, médio e longo prazo.

6 – Fundaremos organizações democráticas e de propriedade conjunta

As cooperativas de trabalhadores serão nosso meio para atingir nossos objetivos de desenvolvimento sustentável em áreas rurais, de baixa densidade populacional e remotas da Europa. Nossas cooperativas nos permitirão trabalhar juntos, com todos os benefícios da proteção social para os trabalhadores e poder de decisão para os proprietários.

7 – Manteremos uma perspectiva europeia em nossa ação local

Promoveremos uma consciência europeia em todas as nossas iniciativas locais, reforçando a unidade na diversidade que caracteriza nossas comunidades. Territórios rurais, de baixa densidade populacional e remotos também constroem a Europa.

links relacionados

financiamento

O projeto "Music4Coop - Strengthen the Cooperative Mindset in the Music Sector for Local Development" é cofinanciado pelo programa Europa Criativa, no âmbito da iniciativa Music Moves Europe.

projeto anterior

próximo projeto

outros projetos

todos
projetos internacionais
consultoria
facilitação
formação
produçāo de conhecimento

Orçamento Participativo de Faro

ver projeto →

Salamandra - Storytelling Night

ver projeto →

Sofar Sounds Faro

ver projeto →

Está pronto para começar?

Fale connosco sobre o seu próximo projecto e saiba como podemos colaborar.
Ideia • Ação • Impacto
Envolver, capacitar e motivar pessoas, organizações e comunidades.
co-financiado por:
contatos
Dr. José de Matos 17, 4º Direito
8000-503 Faro
(+351) 911 725 377
Chamada para rede móvel nacional
contatos
Dr. José de Matos 17, 4º Direito
8000-503 Faro
(+351) 911 725 377
Chamada para rede móvel nacional
newsletter
Pretende receber as notícias e eventos da Contextos?
Subscricao

Subscricao responsive

co-financiado por:
Todos os Direitos Reservados © 2023 Contextos
|
Design por Botodacruz
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram