Como aumentar a participação dos jovens usando ferramentas digitais? 

August 26, 2022Posts

Como aumentar a participação dos jovens usando ferramentas digitais? 

August 26, 2022
web_io_2-1200x686.png

 

A tecnologia está inserida no quotidiano das sociedades e o seu acesso é cada vez mais facilitado. Os jovens são aqueles que têm maior recorrência no mundo digital, cuja influência aumenta, cada vez mais, no contexto económico, político e social.

Impõe-se, portanto, uma oferta alargada de ferramentas digitais que promovam a participação eficaz e benéfica da juventude na vida civil e profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade dos resultados das iniciativas voltadas para esta parcela da população.

À vista disso, é crucial que as organizações adaptem as suas actividades juvenis de modo a ter em consideração necessidades específicas, características e interesses de diferentes segmentos juvenis. 

Isto porque as tecnologias de informação e comunicação incluem hoje, para além dos computadores e da Internet, um conjunto cada vez mais vasto de tecnologias de pequena escala: portáteis, tablets, netbooks, mas também telemóveis, iPads, iPods e iPhones, além de dispositivos de reconhecimento e ativação por voz, TV móvel, etc. Em consequência, o acesso a estas tecnologias de informação e comunicação abre a porta a uma multiplicidade de iniciativas. 

 

O vídeo participativo, por exemplo, é um meio poderoso de documentar as experiências, desejos e esperanças da população local a partir das suas próprias perspectivas, através do qual é possível iniciar um processo de análise e mudança que celebra o conhecimento e a prática locais enquanto estimula a criatividade, tanto dentro como fora da comunidade. 

A Contextos, em parceria com a Lascò SRL (Itália) e a Asociación Fronteiras (Espanha), lança, no âmbito do DigitArt, o segundo resultado intelectual do projeto: IO2 – “Vídeo Participativo: Guia Metodológico para a Implementação de Estratégias Inovadoras para a Promoção da Participação Jovem”, disponível, em inglês, aqui.

O guia define e contextualiza o Vídeo Participativo, evidencia as vantagens e riscos desta metodologia, e fornece dicas de facilitação e exemplos de atividades que podem ser usadas por professores, formadores, educadores, e outros, que desejem utilizar esta ferramenta com grupos de jovens. Dois outros instrumentos de participação são também abordados: o Digital Storytelling e o Citizen Journalism.

Acede ao guia aqui.

O projeto DigitArt – 2020-1-PT02-KA227-YOU-007642 é co-financiado pelo programa Erasmus+ Ação-Chave 2 – Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas – Parcerias para a Criatividade, coordenado pela Contextos (Portugal), em parceria com a Lascò Srl (Itália) e a Asociación FRONTEiRAS (Espanha).