
O projeto “Empowering Practitioners in Social Work from Rural Communities”, parceria estratégica financiada pelo programa Erasmus+, foi implementado por sete organizações europeias, nomeadamente a Universidade de Veliko Turnovo – St. Cyril e St. Methodius (Bulgária), a Smart Umbrella (Grécia), a CVS Reggio Emilia (Itália), a Associação para o Desenvolvimento do Voluntariado Novo Mesto (Eslovénia), a FAMSI (Espanha) e a Contextos, sob a coordenação da Faculdade de Ciências da Educação, Ciências Sociais e Psicologia – Universidade de Pitesti.
O projeto teve como objetivo principal capacitar trabalhadores sociais (assistentes sociais, educadores sociais, psicólogos entre outros profissionais da área social, etc.). O projeto esteve organizado em três fases:
- Durante a primeira fase, criamos uma base de dados de 50 profissionais do trabalho social;
- Durante a segunda fase, realizamos um processo de auscultação, com recurso a questionários, com o objetivo de identificar e mapear as dificuldades dos trabalhadores sociais no exercício das suas funções, assim como identificar possíveis soluções para satisfazer as suas necessidades. Os resultados deste questionário foram analisados e utilizados pelo consórcio do projeto, no intuito de encontrar/desenvolver respostas para combater as dificuldades sentidas;
- Na última fase, o consórcio implementou sete cursos de formação internacionais.
O projeto trouxe desafios profissionais difíceis de ultrapassar, visto o ano de 2020 ter sido um ano completamente atípico.
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa.