A Contextos deu início ao projeto DigitArt

July 29, 2021
DIGITART-1200x800.jpg

Projeto DigitArt une três organizações de Portugal, Itália e Espanha para o desenvolvimento de competências digitais

O projeto DigitArt,  coordenado pela Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social CRL em parceria com a Lasco (Itália) e a Asociación Fronteiras (Espanha), visa, com base na experiência das três organizações, co-desenhar uma metodologia participativa com o objetivo de desenvolver as competências digitais dos jovens e promover a participação juvenil.

A Contextos acredita que a criatividade é uma competência obrigatória e necessária, e que a educação não-formal desempenha um papel fundamental na promoção e desenvolvimento da criatividade das pessoas e das suas competências inovadoras para a aprendizagem futura e a sua vida profissional. De facto, a criatividade e a inovação desempenham um papel muito importante para enfrentar melhor as crises económicas, ambientais e sociais, e políticas recentes exigem o reforço da capacidade inovadora da Europa, e o desenvolvimento de uma economia e sociedade criativas e orientadas para o conhecimento, destacando a necessidade de reforçar o papel da educação e formação e de centrar os currículos escolares na criatividade, inovação e empreendedorismo. (Cachia, Ferrari, Ala-Mutka, Punie, 2010).

O projeto DigitArt, financiado pela União Europeia para o período de 2021-2022 (20 meses), tem os seguintes objetivos:

  1. Desenvolver metodologias e ferramentas para promover a capacitação, participação e o desenvolvimento integral da juventude, através de metodologias de Vídeo Participativo e Digital Storytelling;
  2. Criar uma comunidade virtual para o intercâmbio de experiências, estratégias e geração de alternativas sustentáveis, com o envolvimento dos participantes, intervenientes e membros de organizações;
  3. Formar 18 participantes para se tornarem agentes ativos nos processos de transformação política e económica, através do desenvolvimento de competências digitais e comunicativas, e apoiar a construção duma cidadania participativa e colaborativa;
  4. Formar 18 intervenientes das organizações participantes nas ferramentas e metodologias desenvolvidas durante o projeto.

O projeto DigitArt, estruturado seguindo uma abordagem bottom-up, procura envolver ativamente os jovens na promoção dos valores comuns da União Europeia, utilizando novas formas criativas de participação cívica, tais como narrativas baseadas em linguagens audiovisuais e artes contemporâneas (por exemplo, performances, música, teatro, arte urbana, etc.).

Centrado na juventude, o projeto visa envolver os jovens no processo de se repensarem a si próprios, bem como ao seu papel no futuro dos locais onde vivem.

O Vídeo Participativo e o Digital Storytelling, aliados à educação não formal, são as metodologias escolhidas para desenvolver conteúdos audiovisuais e multimédia como ferramenta para expressar e gerar ideias, a fim de identificar as necessidades e os recursos locais, e de construir, coletivamente, alternativas sustentáveis.

O projeto começa por identificar estudos de caso e recolher informação que pode ser utilizada para desenvolver uma metodologia para promover um ambiente de aprendizagem criativo e avaliar as necessidades/prioridades da juventude e das partes interessadas, em termos de:

1) ferramentas e recursos de aprendizagem, materiais, cursos e módulos de formação para fomentar a criatividade, a cultura e o multiculturalismo;

2) atividades ligadas ao reforço de todos os aspetos da criatividade na educação não-formal e formal, através do reforço do desenvolvimento de aptidões e competências digitais.

No final do projeto, espera-se que os participantes vejam as suas aptidões e competências digitais desenvolvidas, através do reforço da criatividade; que possam aumentar a qualidade e inovação do trabalho dos jovens com quem trabalham graças aos instrumentos fornecidos ao longo do projeto; e que sejam gerados contributos para ultrapassar as fronteiras físicas e facilitar as interações entre populações semelhantes em Portugal, Itália (Caserta) e Espanha (Ayamonte), visando quebrar o isolamento e motivar a troca de ideias como instrumentos de mudança e participação social.

IMG_0142

 

Para mais informações:
Emails: gloria.trisciuzzi@contextos.org.pt & sylwia.fraczek@contextos.org.pt
Contacto: (+351) 93 509 01 77

Links
Website: https://contextos.org.pt/what-we-do/digitart/
Facebook: https://www.facebook.com/contextos.org.pt
Instagram: https://www.instagram.com/contextospt/
LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/contextospt