Na última sexta-feira (22), a FNAC do Fórum Algarve recebeu a PechaKucha Night vol IV: uma noite de partilha e aprendizagem!
"Não há estranhos na vida, apenas pessoas que ainda não conhecemos". Foi com este mote que uma noite descontraída de sexta-feira começou. A iniciativa da Contextos envolveu criadores, artistas e um público seleto.
Seis oradores foram convidados para falar por (exatamente) seis minutos e 40 segundos sobre o tema "I did it by myself" (Fi-lo sozinho/por conta própria). Para a sorte dos presentes, as apresentações seguiram rumos inesperados...
O primeiro participante, Jislin, designer e fotógrafo, valeu-se do percurso profissional e a descoberta repentina da fotografia para a apresentação "Click, click, click".
Seguido por Diogo Simão, ator e diretor de cinema, que falou sobre "10 things I've learned by working with amazing people" (10 coisas que aprendi trabalhando com pessoas maravilhosas).
Beatrice Dragusanu presenteou a audiência com um discurso corajoso, profundo e bonito: "The path to authenticity'' (A jornada para a autenticidade).
Depois da Beatrice, João Araújo, artesão, questionou: "Can we actually do something by ourselves?" (Nós realmente podemos fazer algo por conta própria?). Alberto Bustos, poeta e historiador, misturou o inglês, o português e o espanhol em sua apresentação, cujo tema era "Estrada". Um discurso vivo e autêntico!
A última performance foi da Tabea, cantora e compositora, que nos contou sobre sua "Journey to music" (A jornada para a música).
Findas as apresentações, Tabea ainda cantou e tocou algumas das suas canções, enquanto os convidados aproveitaram um momento de convívio e troca. Uma experiência acolhedora e enriquecedora!
Fale menos, mostre mais: isto é o PechaKucha! Vinte slides e vinte segundos para comentar cada um. De um jeito engraçado e espontâneo, o PechaKucha une pessoas do mundo todo para rir, aprender e conectar.
Em 2003, os arquitectos Astrid Klein e Mark Dytham inventaram, em Tóquio, o PechaKucha (palavra japonesa para “Chit Chat”). O objetivo inicial era apenas facilitar longas apresentações de design. As sessões logo se transformaram em acontecimentos: PechaKucha Nights — primeiro em Tóquio, depois em todo o mundo. Hoje em dia, mais de 50.000 pessoas participam das mais de 1.100 noites globais de PechaKucha todos os anos. A Cooperativa Contextos detém a marca na cidade de Faro. A iniciativa faz parte do media lab VITAMINA D.
artigo anterior
Acontece hoje a PechaKucha Nightpróximo artigo
Vox Pop: O que pode ser diferente?