Designing Dialogue: Manifesto entregue à Câmara Municipal de Faro

Criado por
Contextos
em
Junho 24, 2024

No passado dia 19 de junho de 2024, a Contextos entregou o “Manifesto: Prioridades e Propostas dos Jovens de Faro”, documento que reúne os resultados do projeto Designing Dialogue, na Câmara Municipal de Faro. Fazendo juz ao nome do projeto “Designing Dialogue” promoveu-se ainda um momento de diálogo, envolvendo diferentes atores: o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Vereador Carlos Baía, três membros da Contextos (Andreia Martins, Jorge Machado, Salomé Marques), uma jovem participante do projeto, Adriana Salvador, e duas docentes da Universidade do Algarve, Bernardete Sequeira e Susana Pescada, do Curso de Sociologia, um dos dois cursos da UAlg (Sociologia da FE, e Educação Social da ESEC) com os quais a Contextos estabeleceu colaboração para as atividades do projeto que decorreram em Faro entre 2023 e 2024.

Este documento, resultado do projeto Designing Dialogue, cofinanciado pelo programa Erasmus +, visa ser um contributo para a promoção da participação jovem no Município.

Foi entregue na sua versão preliminar, e será brevemente finalizado e divulgado. Resultou das atividades do projeto, nomeadamente: 

  •  Laboratórios de Democracia - realizados em parceria com o Curso de Educação Social da Universidade do Algarve (UAlg), tendo participado nas atividades os alunos do 1º, 2º e 3º ano, entre 16 de Outubro e 17 de Novembro de 2023;
  • Laboratórios Sociais - realizados em parceria com o Curso de Sociologia da Universidade do Algarve (UAlg), tendo participado nas atividades os alunos do 1º, 2º e 3º ano, entre 14 de Fevereiro e 18 de Março de 2024;
  • Inquérito - «Prioridades e Participação dos Jovens de Faro», realizou-se online, entre 8 de Abril e 14 de Maio de 2024, e obteve respostas de um total de 192 jovens entre os 14 e os 30 anos residentes e/ou estudantes e/ou trabalhadores no concelho de Faro
  • Hackathon/Conferência - evento onde os participantes dos Laboratórios desenvolveram recomendações para aumentar a participação jovem, nos dias 6 e 9 de Maio de 2024.

Através de laboratórios de democracia, laboratórios sociais, e inquérito online, os jovens farenses tiveram a oportunidade de expressar as suas prioridades, preocupações e aspirações para o futuro do Município.

O documento aborda temas cruciais como habitação, educação, emprego, cultura, lazer, sustentabilidade e participação cívica, refletindo a diversidade de motivações, necessidades, e ambições juventude local.

As propostas apresentadas no Manifesto são fruto da criatividade e do envolvimento dos jovens, que demonstraram um profundo conhecimento dos desafios enfrentados pelo Município e um forte desejo de contribuir para a construção de um futuro melhor.

A entrega do Manifesto à Câmara Municipal de Faro é um passo fundamental para garantir que as vozes dos jovens sejam ouvidas e consideradas no processo de tomada de decisões. A Contextos espera que este documento sirva como um guia para a criação de políticas públicas mais inclusivas e responsivas às necessidades da juventude farense.

A participação jovem pode transformar a realidade local. Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto e reafirmamos o nosso compromisso com uma sociedade mais justa, democrática e participativa.

Newsletter
Pretende receber as notícias e eventos da Contextos?
Subscricao

Subscricao responsive

Ideia • Ação • Impacto
Envolver, capacitar e motivar pessoas, organizações e comunidades.
co-financiado por:
contatos
Dr. José de Matos 17, 4º Direito
8000-503 Faro
(+351) 911 725 377
Chamada para rede móvel nacional
contatos
Dr. José de Matos 17, 4º Direito 
8000-503 Faro
(+351) 911 725 377
Chamada para rede móvel nacional
newsletter
Pretende receber as notícias e eventos da Contextos?
Subscricao

Subscricao responsive

co-financiado por:
Todos os Direitos Reservados © 2023 Contextos
|
Design por Botodacruz
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram