Arranca o projeto InKEY

June 15, 2022Posts

Arranca o projeto InKEY

June 15, 2022
web-1200x686.jpg

Reuniram-se ontem, na sede da Contextos em Faro, representantes das organizações Lascò (Itália), Center for Social Innovation (Chipre), Femxa (Espanha) e KEAN (Grécia) para dar início ao projeto InKEY – Innovative tools to promote KEY competencies for lifelong learning. A reunião de preparação definiu as diretrizes para a implementação deste projeto que pretende melhorar a empregabilidade de jovens NEETs.

O cenário político e económico atual tem exacerbado as vulnerabilidades existentes no mercado de trabalho e o desinteresse dos jovens. Após ter atingido o ponto mais baixo da década em 2019, a pandemia trouxe o número de jovens NEETs na UE até 13,7% em 2020, o que afetou profundamente as ações de envolvimento e empoderamento procuradas pela Estratégia da UE para a Juventude.

Intervenções inovadoras são essenciais para construir resiliência e equipar os jovens com as competências (sociais e profissionais) necessárias para desafiarem-se e se estabelecerem no mercado de trabalho.

Neste sentido, o projeto “InKEY” oferecerá aos jovens NEETs novos programas e ferramentas digitais, ao analisar as oportunidades de aprendizagem já existentes e as melhores práticas de formação, para adaptá-las e desenvolver novos programas de aprendizagem, além, também, de equipar os técnicos de juventude com as competências e ferramentas necessárias para o empoderamento.

O projeto é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em ação e estende-se até Abril de 2024.