A Contextos fará a facilitação do OP Faro

September 20, 2022Posts

A Contextos fará a facilitação do OP Faro

September 20, 2022
FB_POST_2022.png

Na última quinta-feira (15/09), no Museu Regional do Algarve, foi apresentada a 3ª Edição do Orçamento Participativo do Município de Faro. 

A iniciativa afeta parte dos recursos financeiros do município (180.o00€ para o OP FARO e 10.000€ para o OP FARO Escolas), à implementação de projetos que serão propostos e decididos pelos próprios cidadãos.

As novidades para esta edição incluem uma expansão da comunicação e do número de  assembleias participativas, que serão facilitadas pela Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social, CRL. 

Todos os cidadãos maiores de 18 anos que residam, trabalhem ou estudem no concelho podem apresentar e votar nos projetos do OP Faro. Cada cidadão pode apresentar 1 proposta e pode votar em 2 projetos da sua preferência.

Nas assembleias, que acontecem até ao dia 13 de novembro, os cidadãos podem discutir, construir e formalizar as suas propostas. Depois do período das assembleias participativas, os cidadãos podem também apresentar suas propostas online em Orçamento Participativo de Faro.

É necessário que as propostas incidam em locais públicos e de acesso livre à população e tenham um orçamento máximo de 30 mil euros. As temáticas poderão ser aquelas de competência do município: tais como desporto, cultura, ação social, educação, causa animal ou turismo.

Serão vencedores os projetos mais votados, até ao limite orçamental estabelecido, e com a condição da aprovação de pelo menos um projeto por freguesia do concelho (Faro, Montenegro, Conceição e Estoi e Santa Bárbara de Nexe).

O OP Faro é um processo de participação: uma oportunidade para os cidadãos se envolverem com o presente e o futuro do município. Vote! Participe!