Erasmus+

Erasmus para Jovens Empreendedores


O programa “Erasmus para Jovens Empreendedores” ajuda os empreendedores europeus que pretendam criar o seu próprio negócio a adquirir as competências necessárias para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa. Os novos empreendedores reúnem-se e trocam conhecimentos e ideias de negócio com um empreendedor experiente, com quem ficam e colaboram por um período de 1 a 6 meses.

Beneficios

Como novo empreendedor, beneficiarás da formação on-the-job numa pequena ou média empresa sediada num país participante no programa. Este facto facilitará o sucesso do arranque do teu negócio ou o fortalecimento do teu novo projecto. Poderás também tirar partido do acesso a novos mercados, da cooperação internacional e do potencial de colaboração com parceiros de negócio no estrangeiro.

Enquanto empreendedor de acolhimento, poderás beneficiar de novas ideias sobre o seu negócio, vindas de um jovem empreendedor motivado. Ele poderá ter competências ou conhecimento em áreas que não são dominadas por ti e que podem complementar os teus. A maioria dos empreendedores apreciaram tanto a experiência que decidiram acolher posteriormente outros novos empreendedores.

Trata-se realmente de uma colaboração de ganho mútuo através da qual ambos poderão descobrir novos mercados ou parceiros de negócio europeus e novas formas de fazer negócios.

Duração

O intercâmbio poderá ter uma duração entre 1 e 6 meses, sendo que este período pode ser realizado de uma só vez ou dividido em diferentes fases durante 1 ano. As possibilidades de divisão em termos temporais são várias e tudo depende da necessidade e disponibilidade de ambos os empreendedores.

Destinos e Apoio

O programa prevê apoio financeiro para o novo empreendedor durante a sua estadia no país e empresa de acolhimento, com o objetivo apoiar nas deslocações, alojamento, alimentação e outros custos durante a participação no programa. O valor mensal é variável entre os países e existe a possibilidade de não ser suficiente, uma vez que em algumas regiões o custo de vida é bastante elevado e a bolsa não prevê diferenças entre as cidades, pelo que, caso não seja suficiente será necessário procurar alternativas e alguns empreendedores de acolhimento têm a possibilidade de apoiar em alguns custos.

Candidatura

O período de candidatura decorre durante todo o ano e, dependendo da fase de negócio do novo empreendedor, poderá ser um pouco longo, uma vez que envolve diferentes atores e fases, no entanto é relativamente fácil ter o projeto aprovado.

Em primeiro lugar é essencial criar uma conta na plataforma Erasmus para Jovens Empreendedores, preencher o formulário, anexar documentos e escolher um ponto de contacto local.

Após a aprovação do perfil na plataforma, o novo empreendedor pode começar a pesquisar e contactar empreendedores de acolhimento através da base de dados online e, no caso do novo empreendedor querer colaborar com alguém que ainda não está na base de dados, é possível pedir que este se inscreva, desde que cumpra todos os requisitos. Numa fase posterior, os empreendedores devem acordar a estadia, ou seja, datas, horas de trabalho, objetivos de aprendizagem e tarefas a realizar. Todos estes detalhes devem ser redigidos no acordo de compromisso a ser aprovado por todas as partes envolvidas, ao qual se segue o acordo de financiamento e a estadia no exterior.



Make

Connection

Follow us