A radicalização não é um fenómeno novo, mas torna-se cada vez mais num desafio, com a crescente polarização e as novas tecnologias. Para que não se torne uma séria ameaça em todo o continente, novas perspectivas sociais e interculturais fazem-se necessárias.
Neste sentido, o projeto EducArts!, coordenado pela Associação La Cultora (Madrid), em parceria com a Contextos (Faro) e a Sapere Aude (Viena), visa promover a compreensão dos cidadãos sobre os seus direitos fundamentais e os valores comuns da Europa como forma de ultrapassar a adversidade – especialmente entre os jovens e aqueles em risco de exclusão.
O EducArts! irá criar e implementar novas metodologias para a educação democrática, utilizando narrativas baseadas na arte e criatividade como um meio atrativo de divulgação de valores para além das fronteiras.
Creative Citizen Labs (Laboratórios criativos) foram instalados em cada uma das três cidades participantes (Madrid, Faro e Viena), onde artistas, educadores e mentores reunir-se-ão com o propósito de formar uma rede para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas. Esta será a base para o resto das ações do projeto.
Com base nos resultados obtidos através destes intercâmbios, será gerado um toolkit para educadores e um logbook para os estudantes, para verificar o novo material e as novas metodologias de aprendizagem adotadas pelos laboratórios e multiplicar os resultados da investigação.
Cenários artísticos de co-aprendizagem serão também implementados em cada uma das cidades, divulgando os resultados do projeto e testando as metodologias.
Uma conferência final será realizada em Madrid e, por streaming, o projeto será difundido em todo o mundo, proporcionando sustentabilidade aos resultados alcançados.
A formação de educadores adultos que irão orientar o processo de co-aprendizagem, bem como a criação de ferramentas de aprendizagem para apoiar os alunos, é fundamental para reforçar a participação democrática e aumentar a consciência dos direitos humanos e dos valores europeus partilhados.
Através do EducArts!, educadores e cidadãos irão contribuir para identificar uma “União que luta por mais”.