Candidaturas

Corpo Europeu de Solidariedade


Corpo Europeu de Solidariedade (CES) é uma iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

Candidatura

1º passo – Inscrição no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade

Se quiseres realizar voluntariado deverás registar-te no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade. Se tiveres alguma dúvida entra em contacto connosco.

2º passo – Escolhe uma organização de envio

A CONTEXTOS é uma organização acreditada para o envio de voluntários/as. Temos 5 anos de experiência na área do envio de voluntários/as. O papel da organização de envio é muito importante, pois iremos acompanhar-te em todas as fases: candidatura, preparação para o envio, acompanhamento durante a atividade e avaliação final.

3º passo – Escolha de um projeto

Fundamental! Deves refletir acerca das tuas motivações para realizares voluntariado internacional, que tipo de aprendizagens gostarias de ter, que competências gostarias de desenvolver e o que podes contribuir enquanto voluntário/a.

A CONTEXTOS pode ajudar-te nesta fase de pesquisa.

  • Candidaturas através do portal do Corpo europeu de Solidariedade (CES)

Se encontrares uma vaga no portal do CES poderás candidatar-te automaticamente utilizando os dados presentes no teu perfil online. É importante que preenchas devidamente o teu perfil. Podes anexar o teu CV e a tua carta de motivação, em inglês.

  • Candidaturas diretas por e-mail

Prepara o teu CV e carta de motivação em inglês e envia por e-mail para a organização onde o projeto irá decorrer. Às vezes, para além do teu CV e da tua carta de motivação poderá ser necessário preencher um questionário próprio da organização .

No teu e-mail explica porque é que estás interessado/a, apresenta o teu CV e carta de motivação e informa-os que a CONTEXTOS é a tua organização de envio (pois sem organização de envio não é possível candidatar-se). Envia também o e-mail em CC para projects@contextos.org.pt. Desta forma podemos recomendar-te junto das organizações para as quais estás a candidatar-te.

5º passo – Processo de Seleção

O processo de recrutamento será realizado através da análise de currículos, da motivação do candidato, das expectativas em relação ao projeto de voluntariado. Nota: as organizações têm processos diferentes para recrutar um/a voluntário/a. Fica atento/a ao teu e-mail pois podes receber a qualquer momento um convite para seres entrevistado/a. 

6º passo – Aprovação

Se fores selecionado/a como voluntário/a… PARABÉNS.

Agora é tempo de começarmos a tua preparação e tratar de toda a burocracia necessária para que possas partir à aventura da forma mais segura e informada possível.



Make

Connection

Follow us