EEA and Norway Grants

Blue Generation

A Contextos é uma das organizações envolvidas no projeto Blue Generation, financiado pelo programa EEA e Norway Grants – Fundo para a Empregabilidade Jovem.

O projeto Blue Generation

O objetivo do projeto “Blue Generation” é atrair, envolver e converter jovens entre 15 e 29 anos, que são NEETs (Não em Emprego, Educação ou Formação) ou em risco de se tornar NEETs, a procurarem uma carreira sustentável e novas oportunidades numa das áreas de crescimento da Economia Azul: turismo costeiro, aquacultura, energia oceânica, biotecnologia marinha, construção naval, pescas e transporte marítimo. Prevê-se alcançar até 39.000 jovens nos 5 países beneficiários com as atividades promocionais e converter pelo menos 2.000 deles em emprego ou formação na Economia Azul.

O projeto terá lugar entre 2018-2023 com 11 parceiros (Grécia, Bulgária, Polónia, Portugal, Espanha, Noruega, Islândia, Bélgica e Alemanha), que são divididos em dois grupos, os Parceiros Beneficiários (organizações que trabalham diretamente com jovens, jovens desempregados e NEETs) e os Parceiros Especialistas ( 5 organizações representam diferentes sub-sectores da Economia Azul). Estes últimos consultarão e apoiarão os Parceiros Beneficiários em questões de oportunidades, opções de carreira, requisitos de formação e ligações com os empregadores na Economia Azul.

O projeto Blue Generation é coordenado pela Militos Consulting S.A. (Grécia) e Sea Teach (Espanha)️ e tem um orçamento global de 1.71.781.137,00€.

O projeto é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através do EEA and Norway Grants – Fund for Youth Employment.

O Desafio

A procura de emprego na Economia Azul deverá duplicar até 2030, os jovens não estão a ser atraídos para as carreiras marítimas (SWD da Comissão Europeia (2017) 130) e as empresas marítimas não conseguem encontrar a força de trabalho, competências e perfis necessários.

A Economia Azul Europeia, atualmente representando cerca de 5,4 milhões de empregos, deverá dobrar seu emprego até 2030. O problema é que os jovens não estão a ser atraídos para carreiras marítimas e as empresas não conseguem encontrar a força de trabalho necessária, habilidades e perfis (Comissão Europeia SWD 2017). Ao mesmo tempo, a União Europeia tem cerca de 14 milhões de jovens que têm entre 15 e 29 anos e outros milhões que correm o risco de se tornar NEET através do abandono escolar precoce, dificuldades em entrar no mercado de trabalho e/ou problemas pessoais.


Atividades

  • Organização de workshops, open days e sessões de divulgação em centros de emprego, escolas secundárias, centros de ensino e formação profissional, educação de adultos, e organizações não-governamentais com o objetivo de promover as oportunidades na Economia Azul.
  • Orientar os jovens interessados através da validação de competências, orientação pessoal através de tutorias/mentorias e pequenos debates sobre o percurso profissional adequado e as formações existentes nos diferentes setores da Economia Azul.
  • Blue Career Guide – Guia de Profissões.
  • Blue Generation Careers – Portal de Emprego gratuito que conecta empregadores, instituições de formação e candidatos a emprego na Economia Azul da Europa.
  • Desenvolvimento e criação de um curso online – MOOC Blue Generation – pretendemos informar os jovens e futuros promotores sobre as oportunidades de emprego e formação que existem nos 7 subsectores da Economia Azul na Europa.


Make

Connection

Follow us

Project Managers

Check out the team involved in making this project happen and find out more about their experience, role and input!
https://contextos.org.pt/wp-content/uploads/2019/12/Jorge-MB-photo-scaled-e1582214626406.jpg
Jorge

Machado

Jorge is passionate about projects and initiatives that promote the transformation and the evolution of individuals. He has been involved in the youth sector at the local, national and international levels for more than 7 years.
Founder & CEO

Jorge Machado


https://contextos.org.pt/wp-content/uploads/2020/11/gloria-profile.jpg
Gloria

Trisciuzzi

Driven by a strong will to learn and a very organized spirit, Gloria is the one in charge of planning, monitoring, and implementing project activities, communicating with partners, and ensuring that all the objectives are in reach.
Project Manager

Gloria Trisciuzzi


Our Partners

People who believe in us
Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image