Intercâmbio de Jovens “Little act, true change”

January 16, 2023Posts

Intercâmbio de Jovens “Little act, true change”

January 16, 2023
DSC_8077-1200x801.jpg
Intercâmbio de jovensLittle act, true change

“Little act, true change” é um projecto internacional sobre empreendedorismo co-financiado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+, que inclui dois intercâmbios de jovens. O primeiro intercâmbio de jovens teve lugar de 13 a 19 de Setembro de 2022 na Croácia. Participaram no programa 30 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, provenientes dos seguintes países e organizações:

Como é o projecto de intercâmbio internacional de jovens?

O intercâmbio de jovens Erasmus+ consiste em várias actividades destinadas a ajudar os jovens a aprender certos temas através de educação informal, neste caso, sobre empreendedorismo. No intercâmbio, várias técnicas foram utilizadas: energizadores, representações, gravações de vídeo, ferramentas digitais como Padlet e Kahoot, desenho, questionários, música e dança, filmes, e até mesmo – acreditem ou não – o silêncio!

croatia huki

O que aprendemos?

Trabalhámos na definição de empreendedorismo, compreensão do grupo alvo, desenvolvimento de projectos, a encontrar a paixão através do método Ikigai, criação de um plano de negócios, pitching e auto-reflexão. Todos os participantes nas equipas tiveram a oportunidade de desenvolver a sua própria ideia empresarial e apresentá-la a outros num curto espaço de tempo e, então, a melhor ideia – tal como em qualquer outra competição empresarial – ganhou o maior financiamento dos investidores. Além disso, os materiais de vídeo foram gravados com tópicos importantes: modelo empresarial, empreendedorismo, ikigai, pitch e grupo-alvo. Todo o intercâmbio foi conduzido pelo facilitador Mirko Logozar, fundador da plataforma educacional Diferente.

marko croatia huki

Visita a empresários locais

Além das atividades, visitámos também a empresária local Marijana Brcko na cidade de Oroslavje, que nos apresentou os seus próprios empreendimentos comerciais relacionados com OPG Brcko, nos quais intervém juntamente com o seu irmão Nikola Brcko. Na sua quinta, oferecem uma variedade de eventos, principalmente para os mais jovens, tais como festas de aniversário e oficinas educativas sobre a natureza e os animais. Há também a possibilidade de acampar num espaço rural encantador. Além disso, Marijana está empenhada em escrever histórias para crianças e na theta healing, e também inventou cartões com necessidades emocionais que ajudam as crianças a expressar as suas emoções. Da Marijana, recebemos muitas informações úteis sobre passos empresariais, bem como inúmeras dicas sobre como utilizar o tempo da melhor forma possível, como equilibrar a vida privada e empresarial, e porque é importante o apoio dos entes queridos.

huki croatia

Intercâmbio de jovens na Geórgia

O segundo intercâmbio de jovens foi realizado na Geórgia de 4 a 12 de Dezembro de 2022. Participaram em cada intercâmbio 30 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos provenientes dos seguintes países e organizações:

Objetivo do projeto
  • Apontar os desafios e problemas que os jovens enfrentam hoje em dia.
  • Ajudar os jovens a desenvolver capacidades empreendedoras.
  • Capacitar os jovens e envolvê-los em actividades empreendedoras.
  • Preparar os jovens para o mercado de trabalho.

georgia huki

Como foi a segunda parte do intercâmbio “Little act, true change” na Geórgia?

Do total de sete dias que passámos na cidade de Rustavi, na Geórgia, não houve definitivamente falta de actividades. Aprendemos sobre empreendedorismo social em um ambiente inspirador e internacional; competências empreendedoras; tivemos tarefas práticas para transformar a teoria em prática; visitámos uma empresa socialmente responsável; e aprendemos como nos preparar com sucesso para o mercado de trabalho.

Algumas das actividades que realizámos:
  • Jogos para reforçar o trabalho de equipa
  • Aprender sobre empreendedorismo social e como construir o seu
  • Conhecer-se a si próprio: medos, expectativas, contribuição
  • Reforço da capacidade de confiança através do jogo “Improvisação do contacto visual”.
  • Oficina criativa: “O que é necessário para construir uma empresa”?
  • Ateliê: Como se apresentar através de vídeo
  • Visitamos uma empresa socialmente responsável em Tbilisi, a capital da Geórgia
  • Workshop: Como escrever com sucesso um CV Europass e uma carta de motivação
  • Workshop: Como fazer a sua própria carteira
  • Workshop: Simulação de uma entrevista de trabalho
  • Workshop: Superpoderes e competências transversais
  • Oficina de liderança

georgia, huki

Porquê os jovens e porquê o empreendedorismo?

Os jovens são o maior grupo etário em busca de um novo emprego e por esta razão são o grupo mais vulnerável a ser levado em conta. Os jovens têm geralmente pouca ou nenhuma experiência de trabalho exigida pelo mercado e muitas vezes carecem das competências adequadas. Além disso, há necessidade de criar e reforçar as competências empresariais entre os jovens, a fim de fortalecer a comunidade e a cultura dos empreendedores.

Através de formação em empreendedorismo, os jovens aprendem competências organizacionais, incluindo gestão do tempo, trabalho de equipa, liderança, marketing e competências interpessoais – todas elas altamente transferíveis e que os empregadores procuram.

Se estiver interessado em Projectos Erasmus+, gostaria de participar neles ou talvez ser voluntário em várias outras atividades que a Contextos realiza, não hesite em contactar-nos em hey@contextos.org.pt

Até à próxima!

________

O projecto é implementado no âmbito do programa Erasmus + co-financiado pela União Europeia e que apoia o desenvolvimento de conhecimentos e competências nos domínios da educação, formação, juventude e desporto. O conteúdo desta publicação é da exclusiva responsabilidade da Contextos.

Mais informações sobre o programa podem ser lidas aqui: https://ampeu.hr/erasmus

erasmus