A Contextos é signatária do Serviço Cívico Europeu para todos

August 9, 2022Posts

A Contextos é signatária do Serviço Cívico Europeu para todos

August 9, 2022
Screenshot-2022-08-09-at-10.30.57-1200x714.jpg

 

Construir a Europa com e para os jovens: esta é a motivação do presidente francês Emmanuel Macron, que elencou como umas das prioridades da presidência francesa um “Serviço Cívico Europeu de seis meses num outro país – membro para toda a juventude europeia”.

A proposta foi feita, anteriormente, pela Juventude Europeia durante a Conferência sobre o Futuro da Europa. Desde então, políticos, organizações e instituições europeias estão a comprometer-se com o assunto a fim de lançarem novos pilotos de voluntariado e de expandirem o Serviço Cívico Europeu a todos os países da União Europeia.

O objetivo principal é a criação de uma coordenação forte em matéria de voluntariado, com mais sinergia e comunicação dos projetos, além da expansão dos programas a todos os jovens.

Isto porque o voluntariado, apesar de revelar-se cada vez mais como um dos grandes motores de inserção da juventude na vida cívica e profissional, ainda não está disponível para todos. Países como Portugal, Espanha, Grécia e Roménia não são alcançados pelo Serviço Cívico Europeu, por exemplo.

Apenas cerca de 5% dos jovens beneficiam-se efetivamente de programas de voluntariado, sobretudo por haver diferentes requisitos para que apliquem às oportunidades.

O projeto Serviço Cívico Europeu para Todos pretende alargar a capacidade do programa para todos os países europeus e alcançar mais jovens, mesmo aqueles que não possuem um diploma ou que não estejam empregados. Ou seja, mobilidade acessível a 100% dos jovens na Europa.

A Contextos – em conjunto com outras 70 organizações de 16 países-membros – já assinou o manifesto, que está disponível aqui.

É crucial haver uma rede de organizações que trabalhem pela promoção e pelo acesso da experiência de voluntariado a todos os jovens europeus. Durante o período de mobilidade, o jovem exerce sua cidadania, entra em contato com diferentes culturas e pessoas, desenvolve-se pessoal e profissionalmente: capacita-se antes de entrar, definitivamente, no mercado de trabalho.

E por acreditar nesta capacitação como pedra angular da mudança social, a Contextos fomenta o voluntariado desde 2016, através do projeto For Youth Initiative (VITAMINA D). 

É notório como durante o ano cívico de voluntariado, os jovens ganham experiência, competências transversais e autoconfiança, além de dedicarem seu trabalho às grandes necessidades sociais e ambientais das sociedades europeias. 

——

Poderá encontrar mais informações sobre o manifesto no Facebook, Instagram ou LinkedIn do Coletivo para o Serviço Cívico Europeu.